Tendo em conta as características específicas da comunidade escolar alargada desta zona e a necessidade de uma resposta global de articulação entre os diversos ciclos de escolaridade, bem como de otimização de recursos, a formação do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves surge como consequência da reorganização da rede educativa, numa tentativa de responder de forma integrada às necessidades educacionais da população escolar.
Em junho de 2006, é homologado este novo Agrupamento, assumindo-se a Escola Secundária Dr. Azevedo Neves como sede de Agrupamento, englobando as Escolas EB1/JI Condes da Lousã e EB1/JI José Ruy, seguindo uma lógica de integração de recursos e potenciais, procurando reforçar a capacidade pedagógica dos diversos parceiros.
Em 1983 foi construída a Escola Sede para suprir as necessidades da população das ex freguesias da Damaia e outras – Reboleira, Alfragide, Buraca, Venda Nova… – e que atualmente é designada como freguesia das Águas Livres.
Adquiriu o seu nome em 1988, em homenagem ao Professor Dr. João Alberto de Azevedo Neves (– v. Patrono).
A Escola Sede foi intervencionada pelo Parque Escolar em 2008/2009, o que consistiu numa construção de tipo pavilhonar e que contemplou dois tipos de intervenção: a requalificação dos espaços existentes e a construção de um novo edifício, albergando a secretaria, a biblioteca, o refeitório, a sala polivalente, a sala de alunos, as salas de tecnologias de informação e comunicação (T.I.C.) e as oficinas.
Os principais objetivos do projeto centraram-se em resolver o problema das acessibilidades entre todos os blocos letivos, com a introdução de um pátio exterior que interliga os edifícios principais e valorizar o papel e as condições dos espaços de uso coletivo, interiores e exteriores.
Pretendeu-se ainda adequar, atualizar e aumentar as funcionalidades de ensino e prática desportiva e respetivos espaços de apoio.
De uma forma geral, as alterações funcionais introduzidas visaram promover maiores condições de flexibilidade e de uso coletivo, ou de pequenos grupos, orientados para o autoestudo e para o apoio e trabalho de docentes com discentes.
O Agrupamento engloba, neste momento, o Ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo, o 2º e 3º Ciclos com Ensino Regular e não Regular, o Ensino Secundário, Cursos de Educação e Formação, Cursos Profissionais, Curso de Educação e Formação de Adultos e Centro Qualifica.
A sede de Agrupamento encontra-se numa das zonas recém-urbanizadas e com um aumento substancial de moradores, sendo a maioria da população escolar essencialmente originária do concelho da Amadora e uma minoria habita fora do referido concelho, população essa distribuída no turno diurno do Agrupamento – das 08:20h às 18:00h – e no ensino noturno a funcionar na Escola Sede – das 18:30h às 23:00h.
A origem dos alunos é de múltiplas nacionalidades – maioritariamente dos PALOP, alguns de outros países africanos e ainda outros da Europa de Leste, Ásia e América do Sul, no entanto a maioria dos alunos já nasceu em Portugal.
Uma parte importante dos alunos vive nos bairros degradados da zona, onde se destaca a Cova da Moura, o Bairro 6 de Maio e a Estrada Militar do Alto da Damaia, com todos os problemas inerentes a esta situação.
Professor João Alberto de Azevedo Neves
João Alberto de Azevedo Neves
João Alberto Pereira de Azevedo Neves (nascido em Angra do Heroísmo, 12 de maio de 1877 — falecido em Lisboa, 14 de abril de 1955), mais conhecido por Dr. Azevedo Neves, foi um médico, professor de medicina e político de origem açoriana.
Uma carreira notável levou-o, entre muitos outros, a ocupar os cargos de professor de Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, de Membro do Conselho Médico-Legal, de Vogal do Conselho Superior de Instrução Pública e de Diretor da Associação Internacional de Estudo do Cancro.
Publicou numerosos trabalhos de investigação médica e colaborou na imprensa. Teve intervenção política relevante, chegando a ocupar os cargos de Deputado às Cortes, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Ministro do Comércio e Ministro dos Negócios Estrangeiros.
O Dr. Azevedo Neves é lembrado/homenageado como patrono da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, a partir de 1988.
Entre muitas outras, é autor das seguintes obras:
AGAN é um Agrupamento multicultural vocacionado para a inclusão social, profissional dos jovens e adultos.
Av. João Paulo II
2720-001 Damaia, Amadora
Tel. +351 214 906 030 | Fax: +351 214906038
(custo chamada rede nacional)
Endereços eletrónicos
Assuntos administrativos de alunos e docentes: secretaria@agan.pt
Assuntos de gestão: executivo@agan.pt
Geolocalização: 38.745186, -9.226792