2.º Ciclo do Ensino Básico
O início de uma vida de aprendizagens

A entrada no 2º Ciclo é uma das etapas mais marcantes no percurso escolar dos alunos..
Esta é uma fase de crescimento físico, mental e emocional que assume um relevo extraordinário para a formação de seres íntegros, empenhados e comprometidos com a sociedade. A adaptação a um novo ciclo de estudos requer o desenvolvimento de uma autonomia crescente, que exige a criação de métodos de estudo pessoais, adaptados à personalidade e inteligência de cada um.

No 2º Ciclo, o ensino organiza-se por áreas interdisciplinares de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área.

A conclusão com aproveitamento do ensino básico confere o direito à atribuição de um diploma, devendo igualmente ser certificado o aproveitamento de qualquer ano ou ciclo, quando solicitado. Para concluíres este 2º Ciclo de escolaridade segues para o Ensino Básico Geral.



Quem são os destinatários

Todos os alunos que tenham concluído o 4.º ano de escolaridade e/ou apresentem a respetiva equivalência de conclusão do 1.º ciclo do ensino básico.

Matrículas 2025/26 - 2º Ciclo
Agendamento das Matrículas - 2º Ciclo

ENSINO BÁSICO GERAL