1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

O INÍCIO DE UMA VIDA DE APRENDIZAGENS

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento e educação das crianças.É na educação básica que é transmitido o conhecimento necessário para que consigam participar ativamente na sociedade e aprender ao longo da vida.
Quando as crianças aprendem a ler e a escrever, por exemplo, percebem que já são capazes de compreender o mundo de outra forma.
Nesta fase, é importante que a curiosidade e a vontade de aprender sejam estimuladas, preparando as crianças para a vida escolar que irão ter durante os próximos anos e para a vida em geral.

O 1.º ciclo do ensino básico visa o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora.


O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).




DESTINATÁRIOS
Crianças que completem seis anos de idade até 15 de Setembro do ano civil em que o ano letivo tem início.

As crianças que completem os seis anos de idade entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro desse mesmo ano podem ingressar no ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação.


Do que estás à espera? Vem conhecer as nossas escolas de 1º Ciclo !!

PAA-AGAN



ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O 1.º Ciclo de Escolaridade, os tempos mínimos para a gestão curricular foram definidos de acordo com o quadro seguinte, não estando uma das horas afeta a nenhuma das áreas específicas, pois destina-se a ser gerida de acordo com as necessidades da turma.
No 4.º anos de escolaridade acresce, ainda, duas horas semanais referente à disciplina de inglês.

 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR | 1.º CICLO
organização curricular