PLANO DE ESTUDOS E DE DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO



Trabalhar o Presente,construir Futuros.  


A partir do novo regime jurídico do Decreto-lei n.o 43/89, de 3 de fevereiro, no ano letivo de 2007/2008, os órgãos de Gestão e Administração do Agrupamento passaram a beneficiar de um maior poder de autonomia nas suas decisões, fruto do Contrato de Autonomia celebrado com o Ministério da Educação.

Este contrato vem possibilitar ao Agrupamento caminhar na autonomia pedagógica, a qual se exerce basicamente através da gestão dos currículos, programas e atividades educativas, da avaliação, da orientação e acompanhamento dos alunos, da gestão de tempos e espaços escolares e da formação e gestão de todos os intervenientes da comunidade escolar; em suma, uma gestão mais flexível dos currículos.


Neste sentido, tornou-se premente construir um Plano de Estudos e de Desenvolvimento Curricular que, tendo em conta os principais problemas diagnosticados, traçasse linhas de orientação para a operacionalização das suas finalidades educativas. Para o efeito, contemplará as seguintes dimensões: a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, a articulação horizontal e vertical dos currículos disciplinares, as metodologias a privilegiar, o desenho curricular e as várias ofertas educativas.



PAA-AGAN