Apresentação

O Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves é um Agrupamento multicultural vocacionado para a inclusão social, profissional e linguística dos jovens e adultos, apostada na valorização do trabalho como veículo para o sucesso pessoal e socioprofissional.

É uma Escola empenhada na inclusão e na tolerância, potenciando a diminuição das assimetrias de desenvolvimento entre os seus pares.

É uma Escola de formação, desvendando projetos de vida, ao reforçar relações de parceria com entidades e instituições, de modo a favorecer a integração na vida ativa, assegurando a igualdade de oportunidades, estimulando e desenvolvendo as potencialidades individuais e familiares.

É um Agrupamento que inclui dois estabelecimentos de ensino de Pré-Escolar e 1º Ciclo – Escola Básica José Ruy e Escola Básica Condes da Lousã – e um terceiro – Escola Básica e Secundária Dr. Azevedo Neves, que oferece uma vasta oferta de cursos desde o 2º, 3º ciclos do ensino básico até ao ensino secundário, bem como uma vasta experiência no ensino dos cursos profissionais. – Para mais informações, escolha a opção Oferta Educativa e Formativa.

Trabalhar o Presente, Construir futuros – Por uma Escola de Excelência é a missão assumida por este Agrupamento que se distingue como um espaço não só de aprendizagem mas também de exercício de cidadania.


Resultados em números de Alunos saídos do Agrupamento

O AGRUPAMENTO



  O PATRONO  

Professor João Alberto de Azevedo Neves

João Alberto de Azevedo Neves João Alberto Pereira de Azevedo Neves (nascido em Angra do Heroísmo, 12 de Maio de 1877 — falecido em Lisboa, 14 de Abril de 1955), mais conhecido por Dr. Azevedo Neves, foi um médico, professor de medicina e político de origem açoriana.

Uma carreira notável levou-o, entre muitos outros, a ocupar os cargos de professor de Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, deMembro do Conselho Médico-Legal, de Vogal do Conselho Superior de Instrução Pública e de Diretor da Associação Internacional de Estudo do Cancro.

Publicou numerosos trabalhos de investigação médica e colaborou na imprensa. Teve intervenção política relevante, chegando a ocupar os cargos de Deputado às Cortes, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Ministro do Comércio e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O Dr. Azevedo Neves é lembrado / homenageado como patrono da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, a partir de 1988.

Entre muitas outras, é autor das seguintes obras:

  • Contribuição para o Estudo do Ovário, Lisboa, 1901.
  • O Método de Fiusen para o Tratamento do Lupus Vulgar, Lisboa, 1903.
  • A Árvore, Lisboa, 1909.
  • O caso Lawton, Typ. do Annuario Commercial, Lisboa, 1913 (Suplemento ao volume , dos Archivos do Instituto de Medicina Legal de Lisboa).
  • Máscara de um actor, Lisboa, 1914.
  • Guia de Autópsias, Coimbra, 1915.
  • A música e a Alma, Lisboa, 1915.
  • Os serviços médico-forenses em Portugal, Lisboa, 1922.
  • António Cândido, Lisboa, 1923.
  • Júlio de Castilho. Discursos, Lisboa, 1924.
  • A casa de Santo António. Discurso,, Lisboa, 1926.
  • Norma do relatório de autópsia, Lisboa, 1930.
  • Guia de autopsias(com desenhos feitos por A. Verissimo e C. Nunes sobre fotographias do Dr. Feyo e Castro e de Manuel Victor Guerreiro; gravuras de Bordallo Pinheiro & Lallemant), Imprensa Nacional de Lisboa, 1930.
  • Médecine légale et criminelle, Lisboa, 1930.
  • La police criminelle de Belgique, Lisboa, 1932.
  • El-Rei D. Fernando II, Lisboa, 1935.
  • Homenagem à memória do Professor Custódio Cabeça, Lisboa, 1936.









  ORGÃOS DE GESTÃO  

  EB2+3+SECUNDÁRIA DR. AZEVEDO NEVES  


A Sede de Agrupamento fica situada no Alto da Damaia. Tem uma oferta educativa diversificada, que abrange desde o 2º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, para jovens/adolescentes a Adultos.

  EB1+JARDIM DE INFÂNCIA CONDES DA LOUSà 

EB1 Condes da Lousã - Exterior
EB1 Condes da Lousã - Interior
EB1 Condes da Lousã - Interior

A Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância Condes da Lousã integra o Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves e pertence à rede pública de ensino.

O edifício escolar está divido em 2 blocos diferenciados - um onde funciona o 1º Ciclo e outro o Jardim de Infância -, onde podemos encontrar salas de aula, a biblioteca escolar, o polivalente - a funcionar como refeitório e ginásio -, a Unidade de Ensino Estruturado e os gabinetes de apoio.


O nosso patrono:
D. João de Lencaster ou Lencastre – n. a 1713 e f. a 1765 - era senhor donatário do Carregado, Comendador de S. Vicente de Fornelos da Ordem de Cristo, Alcaide-mor de Linhares, tendo chegado a ser nomeado para o cargo, que não chegou a ocupar, de Vice-Rei e Capitão-General da Índia. O facto de ter perdido a vida na viagem e o reconhecimento dos bons serviços prestados ao Reino estão na origem da atribuição do título de 1º Conde da Lousã.
A sua família, os Lencastres de Basto Baharem, estava, na época, muito ligada à administração e aos negócios do Reino.
Uma das quintas favoritas desta família localizava-se na freguesia das Águas Livres - aqui gostavam de viver, tendo ficado famosa a festa religiosa que promoviam, anualmente. Ainda hoje se pode ver a mansão onde residiam, fazendo o terreno ocupado pela nossa escola parte da quinta dos Condes da Lousã.

  EB1+JARDIM DE INFÂNCIA JOSÉ RUY  

EB1 Condes da Lousã - Exterior
EB1 Condes da Lousã - Interior
EB1 Condes da Lousã - Interior

A Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância José Ruy integra o Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves e pertence à rede pública de ensino, e situa-se na Reboleira.


O nosso patrono: