Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Ver mapa maior
 
Free Weather Widget
 
Locations of visitors to this page
 
Creative Commons License
 

 

Dr. Azevedo Neves

João Alberto Pereira de Azevedo Neves nasceu em Angra do Heroísmo a 12 de Maio de 1877, filho de João Albertino da Silva Pereira e de Margarida Rosa da Silva Neves.
Frequentou a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, actual Faculdade de Medicina de Lisboa, onde se licenciou em Medicina, com a especialidade de Medicina Legal, no ano de 1900.
Ocupou diversos cargos académicos e profissionais, tais como Professor Catedrático e Director da Faculdade de Medicina de Lisboa, Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Director do Instituto de Medicina Legal, Director dos Serviços de Anatomia dos Hospitais Civis de Lisboa ou Presidente da Academia das Ciências.
Realizou estágios e missões de estudo em diversos países estrangeiros, com os mais prestigiados especialistas mundiais.
Desempenhou funções políticas, entre as quais as de Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Deputado às Cortes, Secretário de Estado e Ministro do Comércio e dos Negócios Estrangeiros.
Foi o fundador do Instituto de Medicina Legal e da Revista de Medicina Legal.
Publicou diversos trabalhos médicos em revistas da sua especialidade, nacionais e estrangeiras.
Foi agraciado com as mais altas condecorações, como a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar dos Hospitais Civis de Lisboa, o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada, a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública ou a Cruz Vermelha Alemã.
Faleceu em Lisboa a 14 de Abril de 1955.
Viveu boa parte da sua vida na Amadora, tendo sido notável a sua dedicação ao desenvolvimento social e cultural desta terra, juntamente com Delfim Guimarães e Roque Gameiro.

 

 

 

Em reconhecimento do seu valor, o nome do Dr. Azevedo Neves foi dado, em 1930, à Escola Comercial e Industrial de Viseu, e, em 1988, à nossa própria escola, na freguesia da Damaia, concelho da Amadora. Também a toponímia nacional consagrou o ilustre patrono destes dois estabelecimentos de ensino nas seguintes artérias: Rua. Azevedo Neves (Código Postal 1600-015 LISBOA), na freguesia de São Domingos de Benfica, concelho de Lisboa; Rua Doutor Azevedo Neves (Código Postal 2700-276/7 AMADORA), na freguesia da Mina, concelho da Amadora; Rua Professor Azevedo Neves (Código Postal 9700-021 ANGRA DO HEROÍSMO), na freguesia de São Bento, concelho de Angra do Heroísmo.

 
 
Loading
 
 
C.M.Amadora l Ministério da Educação l Freguesia da Damaia l Moodle ESAN l Amadora BD
Página actualizada a 5-12-2013